sexta-feira, 7 de novembro de 2008

CANAAN - Heb. Kena'han.


O nome bíblico da Palestina a oeste do Jordão. Na bíblia é usualmente referida como a "terra de Canaã".
Os pagãos habitantes da terra de Canaan eram chamados cananitas. De acordo com Gn 10:6 eram os descendentes de Canaan, um dos filhos de Cam. Onze dos filhos de Canaan estão listados em Gn 10:15-18. Destes, 6 encontram-se nos nomes de povos sírios, e 4 em nomes de tribos palestinas.
Não é conhecida a altura em que os cananitas se mudaram para a Palestina, mas eles formavam a população indígena daquele país no tempo de Abraão (Gn 12:6). Estavam em possessão das maiores e mais poderosas cidades do país até terem sido desalojados pelos Israelitas perto do fim do 2º milénio B.C. Excavações em algumas das suas cidades como Jerusalém, Megido, etc., mostram que a cultura cananita no tempo das conquistas israelitas era de alto nível. A escrita babilónica cuneiforme era utilizada, e vários sistemas alfabéticos de escrita tinham entrado em utilização antes dos israelitas terem entrado no país. O artesanato e a metalurgia eram de alto nível, a arte de erigir grandes fortificações nunca tinha estado melhor, a música florescia, e uma literatura rica era produzida.
Os seus ritos religiosos idólatras estavam relacionados com uma grande imoralidade, e centrados numa adoração da fertilidade do homem, rebanhos e manadas, e na terra. O sistema sacrificial era semelhante ao dos hebreus, mas além de animais limpos, animais imundos e por vezes seres humanos, especialmente crianças, eram oferecidos em altares cananitas.

Nenhum comentário: